A ADIÇÃO DA MÚSICA NA ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DEMÊNCIA

Dra. Juliana Hotta Ansai (SP)
Professora adjunta do Departamento de Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

PALESTRANTE CONFIRMADA

Contextualização: O treinamento de exercício físico associado ao estímulo cognitivo de música pode oferecer aos profissionais uma ferramenta útil para facilitar a comunicação e a interação com idosos com demência, assim como uma opção de intervenção para manutenção funcional em idosos com quadros mais avançados.

Desenvolvimento: O tema da palestra será abordado no XXIII COBRAF. Inicialmente, serão contextualizados o perfil de idosos institucionalizados com demência e os desafios dos fisioterapeutas e outros profissionais de saúde em trabalhar com este público. Serão abordados depois os benefícios da música em idosos com demência em diferentes aspectos, incluindo questões comportamentais, funcionais, cognitivas e neurofisiológicas, além de seu uso na atuação da Fisioterapia. Ao final, serão comentadas algumas pesquisas internacionais e nacionais relativas ao treinamento de exercício físico associado à música em idosos institucionalizados com demência, incluindo o projeto de pesquisa coordenadora pela autora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com idosos institucionalizados com demências nas fases moderada e avançada.

Considerações finais: Espera-se que a palestra instigue profissionais e futuros fisioterapeutas no norteamento de ações mais efetivas para idosos institucionalizados com demência, em especial nas fases mais avançadas. Ainda, a palestra visa contribuir no entendimento dos efeitos da música em idosos com demência e oferecer aos profissionais envolvidos com essa população uma ferramenta que facilite a comunicação e a interação com esses idosos.

Leitura complementar:
Higuti AY, Chico FTF, Santana JN, Gratao ACM, Barbosa SEM, Ansai JH. Exercício físico com música sobre desfechos clínicos na demência: revisão sistemática de ensaios. Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria. 2019 Maio/Ago.;23(2):147-153.

Mathews RM, Clair AA, Kosloski K. Keeping the beat: use of rhythmic music during exercise activities for the elderly with dementia. Am J Alzheimers Dis Other Demen. 2001 Nov-Dec;16(6):377-80. doi: 10.1177/153331750101600608.

van der Steen JT, van Soest-Poortvliet MC, van der Wouden JC, Bruinsma MS, Scholten RJ, Vink AC. Music-based therapeutic interventions for people with dementia. Cochrane Database Syst Rev. 2017 May 2;5:CD003477. doi: 10.1002/14651858.CD003477.pub3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.